quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Criadas menos 1700 empresas este ano

Desde Janeiro foram abertas 15 mil empresas no país a maioria no sector dos serviços e sedeadas em Lisboa

JORNAL DE NOTÍCIAS 2009-07-27 CATARINA CRAVEIRO

O número de empresas a abrir em Portugal é cada vez menor. No primeiro semestre do ano foram criadas menos 1.748 do que em igual período do ano passado. Em causa está a falta de apoios ao empreendedorismo e a elevada carga fiscal.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, desde o início do ano foram criadas 15.075 empresas em Portugal, menos 1.748, face às 16.823 sociedades abertas no primeiro semestre do ano passado. Esta queda é ainda maior se compararmos o primeiro com o segundo semestre do ano passado. De Julho a Dezembro foram criadas menos 3.196 empresas.

A causa da constituição de menos sociedades prende-se não só com as dificuldades que o país atravessa devido à actual crise financeira, mas também, segundo as fontes ouvidas pelo JN, com a falta de apoios ao empreendedorismo por parte do Governo e à elevada carga fiscal praticada sobre as empresas.

Perante este cenário, Joaquim Cunha, presidente da Associação PME de Portugal, considera que, para travar a tendência, é preciso investir em políticas de empreendedorismo ao nível do financiamento. Até porque, "nos últimos quatro anos, tornou-se mais fácil criar empresas, o difícil é conseguir mantê-las e pagar os impostos".

Por falar em desemprego, o Norte do país, para além de ser uma das regiões com maior taxa de desempregados, é das mais penalizadas. É que na hora de escolher o local de criação, Lisboa é a cidade eleita. Isto porque "tem maiores oportunidades de negócio e é onde está o centro político", disse o líder da PME Portugal, acrescentando que a capital vai continuar a liderar a nível de criação de empresas, caso não sejam tomadas medidas para dinamizar o Norte.
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário